Detetive-007O Curso de Detetive Particular tem por objetivo a formação de investigadores capacitados, para atuarem nas diversas areas de investigação particular que o mercado demanda.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) e o SEMATEC (Secretaria de Educação Média e Tecnológica) este é um curso destinado à qualificação e profissionalização de trabalhadores.

Também de acordo com a SEED (Secretaria de Educação a Distância) e o MEC (Ministério da Educação e Cultura) aeducação à distância no Brasil é normalizada pelo Decreto n.º 2494, de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no DOU de 11/02/98), Decreto n.º 2561 de 27 de abril de 1998 (publicado no DOU de 28/04/98) e pela Portaria Ministerial nº 301 de 07 de abril de 1998 (publicada no DOU de 09/04/98).

Com muitos anos de experiência, estamos aptos a transmitir nossos conhecimentos teóricos e práticos, segredos e macetes da área de investigação, para que nossos alunos certificados tenham condições técnicas para a prestação de serviços de investigação com qualidade.
Atualmente, o exercício da profissão não é regulado por nenhuma lei, apesar de estar descrito na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, que tem portarias para definir a profissão.

Atuação
O texto também define áreas de investigação para o profissional. Suspeitas de infração administrativa ou descumprimento contratual; condutas lesivas à saúde; idoneidade de prepostos e empregados; questões familiares, conjugais e de identificação de paternidade; localização de pessoa ou de animal desaparecidos.
A qualquer momento, se perceber que um crime está sendo cometido, o detetive deve comunicar à polícia.

Embora seja vedada a investigação particular em casos criminais, o texto faculta ao detetive participar de investigações policiais em outros casos, sempre que permitido pelo delegado que dirige o inquérito.